1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural
Após o término do 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural, é tempo de avaliar todas as ações e agradecer a dedicação e o profissionalismo de todos os envolvidos.
Quando se pensava que o turismo em espaço rural vivia bons momentos e se iria deixar levar pelas correntes das marés, eis que surge, em boa hora, um evento organizado pela Associação de Hotéis Rurais de Portugal, que debate as dificuldades e as lacunas do setor. No entanto, as oportunidades que este setor vive são inúmeras e a margem de progressão é enorme
Se, por um lado, temos a dificuldade de gerir a sustentabilidade dos territórios rurais e de baixa densidade, por outro, é necessário gerar mais reservas para as unidades de alojamento, através de métodos eficazes de combate à sazonalidade. Para além disso, se o investimento e os fundos europeus são tidos como essenciais nestes meios, também deve o turismo em espaço rural debater a falta de presença online, quer através das redes sociais, quer através de websites próprios das empresas e das regiões. Aqueles que tiveram a oportunidade de marcar presença neste evento, debateram e ouviram especialistas destas e de outras áreas do turismo, bem como da restauração.
De todas as conclusões que podemos apresentar sobre o 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural, destacamos o interesse das empresas, dos municípios e das regiões, contando-se mais de 300 participantes, distribuídos pelos dois dias do evento, e com a presença de elevadas figuras do turismo a nível nacional, revelando-se um evento de extrema importância, não só para a região mas também para o país.
Representações institucionais
A presença do Sr. Secretário de Estado do Turismo, do Presidente do Turismo de Portugal, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, e do diretor executivo da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, em muito contribuíram para o sucesso deste evento.
Apoios e agradecimentos
Este evento não seria, no entanto, possível sem o apoio da Entidade Regional do Turismo do Centro e da Câmara Municipal da Sertã, sendo estas entidades as principais responsáveis pelas belíssimas circunstâncias presenciadas no 1º Encontro Nacional de Turismo em Espaço Rural. Para além destas entidades, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, a Câmara Municipal de Vila de Rei, Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, Câmara Municipal de Proença-a-Nova e a Câmara Municipal de Castanheira de Pera, também contribuíram de forma muito responsável para com o desenvolvimento do turismo da região do Zêzere. A instituição bancária Caixa de Crédito Agrícola, que também aceitou o desafio de apoiar este evento, mostrou-se ao lado das empresas do setor do turismo e da região.
Foram dois dias de intenso trabalho e de dedicação ao turismo em espaço rural, sendo que o sucesso deste evento também se fez com o contributo dos moderadores, oradores, bem como dos expositores e empresas apoiantes.
A todos, o nosso muito obrigado!