Quando é que foi a última vez que se sentiu genuinamente em paz? Permita-nos que lhe apresente um local incrível e que lhe trará a paz de espírito que tanto precisa nesta retoma às rotinas do dia a dia. Este local é a Vila de Arronches e vamos apresentar-lhe 4 razões para que usufrua de uns dias de verdadeira paz.
A Vila de Arronches, situada no coração do Alto Alentejo, é parte integrante da área protegida da Serra de São Mamede, sendo uma vila com passado, presente e futuro. A “Forte Arronches”, tal como descrita nos Lusíadas de Camões, pertence ao distrito de Portalegre, sendo um ponto de partida privilegiado para que parta à descoberta da região norte alentejana. Aqui, nesta região a “um passo” de Espanha, destaca-se o Património, a gastronomia e os vinhos e todas as incríveis atividades que o Alentejo nos reserva.
1. Património
Primeiramente, é necessário destacar o vasto património cultural e militar da Vila de Arronches que nos convida a viajar pelo tempo. Neste sentido, podem e devem ser fruto de visitação a Rua do Arco, a Torre Medieval do Castelo de Arronches, a fortificação abaluartada de Arronches, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Santo António, ainda, a Atalaia das Carninhas, o Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, a Ponte do Crato, a Ponte de Santa Maria e o Museu de (a) Brincar.
Para além disso, na região, aconselha-se a visita às Pinturas Rupestres de Vale Junco, à Anta do Fragoso, à Ponte Internacional mais pequena do mundo, ao Centro Interpretativo de Identidade Local da Esperança, ao Museu Rural de Mosteiros e ao Castelo de Alegrete
Por fim, o património natural também tem um enorme peso na qualidade deste destino, com paisagens deslumbrantes e únicas ocasionalmente pontuadas por cascatas e quedas de água que deslumbram os visitantes. Nesse sentido, os visitantes desta região devem usufruir da Ribeira do Caia e dos seus passadiços, do Parque Natural da Serra de São Mamede, da Cascata do Pego do Inferno, e da elevada beleza da planície alentejana.
2. Gastronomia e Vinhos
Inevitavelmente, com a visita a Arronches não podemos deixar de saborear uma boa refeição e um bom vinho.
A gastronomia alentejana é rica em sabores tradicionais e aromas intensos, onde a sopa de tomate, a sopa de cação, a açorda, as migas, os enchidos e, claro, o porco preto são altamente recomendados. Para além disso, a doçaria também se destaca nesta região, sendo vários os doces que nos chegam à mesa.
Para acompanhar uma boa refeição, existe sempre um bom vinho. Conhecido por todos, e adorado pela maioria dos apreciadores, os Vinhos do Alentejo destacam-se na produção nacional, sendo que o vinho tinto, tem inegavelmente um lugar especial no gosto dos portugueses e de quem visita esta região.
3. Atividades
O primeiro pensamento que nos vem à cabeça quando se pensa no Alentejo é descansar sem nada para fazer… sim, para descansar é ideal, mas, por outro lado, as atividades são imensas, sobretudo atividades relacionadas com a natureza e o ar livre, ora não estivéssemos a falar do Alentejo e da vila de Arronches. Os passeios de bicicleta, de charrete e as caminhadas são excelentes, mas não nos podemos esquecer da observação de aves e da observação astronómica, muito procuradas pelos aficionados destas atividades. Além disso, por esta zona do país, os picnics e as provas de vinho e as próprias vindimas têm um “sabor” especial.
4. Estadia
Uma vez que a intensão é convencê-lo a visitar a vila de Arronches e, a partir daqui, sair à descoberta do Alto Alentejo ou, apenas, para sentir a paz que o Alentejo transmite, apresentamos o Hotel Rural Santo António. Esta unidade hoteleira de três estrelas, está instalada precisamente na Vila de Arronches, num edifício horizontal de arquitetura e decoração moderna, dispondo de quartos climatizados e com varanda para o jardim e para o montado alentejano, um restaurante com comida regional, de uma piscina e jacuzzi exteriores com serviço de bar e vista panorâmica, sendo que se trata de um refúgio perfeito para quem procura uma experiência completa, cheia de atividades e bem no “coração” do Alentejo.
São estas as quatro razões para que conheça a vila de Arronches e a região envolvente. Caso prefira visitar outras regiões de Portugal, veja aqui as nossas dicas.
Se necessita de mais informações sobre a região ou se pretende reservar a sua estadia fale connosco.